Criando um negócio forte do zero

Veja como uma pequena empresa tem alto poder de crescimento. Mesmo sendo pouco para recebimentos anuais é muito mais do se ganha em um ano de trabalho na maioria dos cargos regidos pela CLT.

Querido leitor, bem-vindo a mais um artigo instrutivo. Quero lhe parabenizar por estar buscando este conhecimento. Saiba que você só será rico se empreender e tiver mais de uma fonte de renda.

Se você está aqui comigo é porque você quer ficar rico, ou pelo menos melhorar muito sua situação atual. Fico muito feliz em poder lhe ajudar neste processo, vamos lá.

Se você leu meu primeiro post, em destaque, você sabe que eu comecei do meu quarto uma empresa de tecnologia. Mesmo sem nenhuma estrutura eu comecei a prospectar clientes, eu usava o celular da minha esposa que era pré-pago. No entanto eu esgotava todo o crédito da linha em aproximadamente 3 horas, pois eu não parava de ligar.

Assim como talvez você esteja agora, eu estava insatisfeito no formato de trabalho convencional. Me sentia limitado e sujeito a pessoas que tinham menos visão que eu. Ao buscar opções no mercado de trabalho verifiquei que as ofertas eram de salários baixos. Mesmo tendo experiência e qualificação os salários não estavam de acordo com os meus sonhos. Eu iria demorar muito para realizar os meus sonhos se eu não tomasse uma decisão.

O que eu fiz foi pedir demissão e partir para o empreendedorismo, pois este era o único caminho que me traria retornos ilimitados. Existe um risco muito maior, mas o ganho também é muito superior.

Pense Primeiro

O que fazer antes de pedir demissão? Pense primeiro em qual atividade você é MUITO bom. O que os seus amigos vivem perguntando para você e o que você gosta muito de fazer ou tem muito interesse.

Junte o que você descobrir com suas qualificações, se não tiver, providencie. Podem ser cursos rápidos (aqui tem alguns), cursos técnicos (de preferência a estes no início, foi o que u fiz). É preferível que você tenha alguma qualificação formal que possa ser demonstrada.

Agora analise o seu público, quem é seu cliente, onde e como você consegue encontrar ele. No meu caso, meu cliente são empresas (qualquer tipo de empresa). A pessoa que preciso atingir é o proprietário do negócio ou seus gestores. Posso encontrá-los de diversas formas (normalmente uso o telefone como principal e marco reuniões).

O seu início será muito parecido com isto, apenas adaptado á realidade do seu negócio.

O motor da pequena empresa

Todo mundo sabe que não se sobrevive sem dinheiro. Então no começo, tenha uma reserva de dinheiro para te sustentar por 1 ano. Ou alguma pessoa para lhe ajudar a pagar as contas até você decolar. No meu caso, quem me ajudou foi minha esposa. Tranquei cursos, cancelei todas as contas que pude para economizar e poder sobreviver apenas com o salário da minha esposa. Eu não tinha dinheiro guardado, assim como você não deve ter. Mas isso não me impediu de ir adiante.

Seguindo, eu aconselho que você tenha parceiros para lhe ajudar. Pessoas que lhe complementem com habilidades que você não tem.

No meu caso, eu chamei 2 sócios, me comprometi em conseguir os clientes e eles em me ajudar a atendê-los com excelência. Se você consegue trabalhar sozinho já está em vantagem, pois na hora que entrar algum dinheiro, ele será somente seu. Porém lembre-se que para crescer e ganhar mais, você precisará de pessoas ao seu lado.

Sem apoio ninguém cresce, a sua luz é para iluminar a escuridão dos outros, lembre-se de ajudar também, pois quem ajuda é ajudado. No meu caso todo o ganho tinha de ser dividido em 3. Mas lá na frente a conta fecha, pois é melhor dividir uma pizza tamanho família com seus amigos do que comer um biscoito sozinho.

Os pilares

Pilar da organização

Monte um organograma, sendo mais direto, defina quem fará o que, e delegue autonomia, deixe cada um focar e fazer a sua parte. É provável que você vá fazer tudo no começo, mas já vai anotando e pensando nisso. O que fazer, e quando fazer, defina horários. Por exemplo, de manhã você vai ligar e enviar e-mails e a tarde você vai sair para atender os seus clientes.

Pilar do marketing

Quem não é visto não é lembrado. A primeira impressão é a que fica. Existem muitas frases de efeito que fazem todo o sentido, isto é sabedoria milenar. Na prática, tenha um site, pode ser simples, mas bonito, que transmita profissionalismo. Isso é muito barato de fazer, você mesmo pode fazer, o Youtube e o Google estão aí para isto.

O e-mail também é essencial, tenha um e-mail com o nome de sua empresa depois do @, exemplo [email protected]. Isto irá ajudar a construir o seu branding, fixar a sua marca na mente das pessoas. Nunca minta, o cliente percebe quanto está mentindo, seja sempre verdadeiro e profissional. Sempre entregue exatamente o que vendeu e se possível entregue ainda mais para surpreender e fidelizar o cliente.

Pilar da resiliência

1. FÍSICA: propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

2. SENTIDO FIGURADO: capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Te mostrei o que fala no dicionário sobre resiliência, pois um ponto essencial do seu negócio sempre será a sua capacidade de resiliência. Bem como as outras pessoas de sua equipe, todos precisam ser fortes e aguentar oscilações de ânimo que vão acontecer.

Apenas continue, não pare após ouvir alguns “nãos”, o não é certeza, o sim é lucro. Existem muito mais “nãos” do que “sins”. Não tem nada pior do que um empreendedor desequilibrado. Tenha paciência, fé e desenvolva habilidades, a de vendas neste início é essencial. Sem bons vendedores, sem um setor comercial, nenhuma empresa dá certo ou cresce. Tudo começa nas vendas e eu estou aqui para te ajudar principalmente neste aspecto.   

Independentemente do que aconteça, continue sempre buscando novos clientes sem desanimar.

A estrutura

Você precisa ser organizado e manter os históricos dos contatos com seus clientes.

No começo eu usei uma planilha mesmo (exemplo Excel), mas você pode também usar um CRM, tem alguns gratuitos, eu por exemplo uso o VTIGER que é bem simples e você consegue usar ele de forma gratuita.

No CRM você vai cadastrar todos os possíveis clientes e vai anotando todas as conversas e objeções deles, mantendo uma história deste prospecto. Assim no futuro quando for contatar o mesmo cliente, você lembrará o que aconteceu no passado. Saberá os preços que você já enviou e o motivo dele não ter comprado de você. O seu próximo contato será mais prático e objetivo. Devendo ser realizado já com uma estratégia matadora para derrubar a objeção e conseguir finalmente realizar a venda.

Tenha mais de um tipo de produto, além do “carro chefe”, busque ter produtos mais baratos. Tenha produtos complementares ao seu principal e que você possa vender de forma recorrente. Existem produtos, como exemplo de alguns softwares na área de TI, que pagam mensalmente para você enquanto o cliente estiver utilizando.

Procure ter fornecedores de confiança, pessoas ou empresas sérias. Eles irão lhe prover produtos ou serviços para que você atenda ao seu cliente com qualidade e tempo hábil. Não deixe para pensar nisto apenas quando precisar e não conseguir a tempo. Já organize isto o quanto antes.

Sim você pode e deve, na mina opinião, começar de casa. Eu comecei no meu quarto, então não gere custos desnecessários no início.

A decisão final

Depois de pensar nestes pontos citados, monte o seu projeto. No seu tempo livre, em vez de olhar novela por exemplo, ou mesmo olhando, pegue um caderno, celular ou computador e vá anotando os pontos do seu novo negócio. Deixe tudo que lhe expliquei aqui bem claro. Anote os custos envolvidos em cada etapa. Faça uma lista dos custos de sua casa. Verifique se sua família conseguirá manter tudo em dia mesmo sem você ter renda por 12 meses.

Por fim, assim que conseguir alinhar estes detalhes, tome uma ação. Saia da sua situação atual e vá empreender, pois é a única forma de acelerar a realização de seus sonhos.

Lembre-se sempre, se você não desiste, você já venceu.

Grande abraço do seu amigo Hilan Oliveira.

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