Mantenha-se firme, o “não” não é pessoal.

Não se cale, o “não” não é para você.

Você acorda animado e certo de que hoje irá realizar ao menos uma boa venda.

No entanto já nos seus primeiros contatos os seus prospectos nem lhe atendem, ou se atendem você recebe logo um “não”.

Muitas vezes este “não” vem acompanhado de um senso de insignificância, pois o possível cliente nem quis saber do que se tratava a sua oferta.

Mesmo seu produto ou serviço sendo excelente, o sentimento que fica é de que você é um “fracasso” ou que seu produto é muito “ruim”.

Então quero lhe ajudar a refletir e tratar este sentimento, pois ele não é verdadeiro, o “não” que veio da pessoa que lhe atendeu ao telefone ou respondeu ao seu e-mail não foi para você, nem para sua empresa ou produto.

Apenas não foi o momento certo. Quem sabe apenas não é o perfil de cliente ideal para você.

A seguir vamos entender pontos cruciais para sua prospecção não se tornar um peso e sim uma rotina leve em busca de atender uma demanda do mercado.

O primeiro ponto a entender se refere ao perfil de cliente, trace os pontos cruciais para o seu perfil de cliente e somente entre em contato com clientes que contenham estas características.

Algumas delas como exemplo são:

– Volume potencial de compras.

– Localização.

–  Número de funcionários (se seu potencial cliente for uma empresa).

– Valor estimado percebido pelo cliente, quem dá mais valor para o seu produto ou serviço, ou seja, quem mais paga pelo seu tipo de produto.

– Quem realmente precisa do seu produto, para quem o seu produto ou serviço é essencial.

Tendo em mente estes aspectos, partimos para as técnicas de vendas, clique aqui e leia outro artigo onde eu te passo algumas boas dicas.

E ainda tem este pequeno guia que escrevi chamado NFZ (Negócio Forte do Zero), onde você pode ver mais dicas muitos boas sobre a estrutura do seu negócio.

Estando bem-preparado, você precisa entender que o “não” não tem a ver com você ser má ou boa pessoa.

Não se sinta menos apenas porque alguém não quis falar com você, marcar uma reunião ou comprar após envio de proposta.

Lembre-se de que o cliente não compra porque você o convenceu a comprar, ele compra por alguma necessidade real, uma dor latente.

Se o cliente não lhe atendeu, tente novamente daqui a alguns dias, tente abordar outra pessoa ou de formas diferentes.

Se o cliente não lhe falou explicitamente para não entrar mais em contato, persista, não pare de tentar caso seja o perfil ideal de cliente, pois em algum momento ele poderá estar precisando do seu trabalho ou produto.

Eu já vendi inúmeras vezes para clientes que por anos me falaram “não”.

Muitas vezes o cliente vai ficar com o seu contato e quando você menos esperar ele vai lhe ligar ou enviar um e-mail. Neste momento as chances de venda serão de quase 100%.

Lhe expliquei isto para que entenda, que não tem a ver com você, não é nada pessoal, o cliente compra quando há necessidade e de quem ele tiver relação ou lembrar.

Eu tenho uma média e recomendo que você elabore e sua caso ainda não saiba.

De 100 contatos que eu faço costumo fechar uma venda. Está é uma boa média, não é difícil conseguir ela ou até melhorá-la.

Então encontre a sua média e você encontrará o seu potencial de vendas e faturamento.

Lembre-se que o “não” é normal e certo, no meio de muitos “nãos” estará o seu “sim”, basta tentar um pouco mais.

Em 100 “nãos” estará o seu primeiro “sim” de muitos.

Como eu sempre digo:

– Se você não desiste, você já venceu.

Grande abraço e boas vendas.

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